quinta-feira, 29 de maio de 2014

[VÍDEO] Cientistas descobrem um dos tipos mais "bizarros" de aranha já vistos na história da ciência



Cientistas alemães do Instituto Seckenberg descobriram no deserto de Erg Chebbi, no Marrocos, um tipo de aranha que se move de forma extraordinária, como se fosse um verdadeiro ginasta profissional ou acrobata de circo. O bichinho é capaz virar para a frente ou para trás, por meio de flexão e impulso coordenados por suas patas, atingindo uma velocidade de dois metros por segundo.

Este movimento surpreendente (veja o vídeo abaixo) tem um objetivo específico: a fuga dos predadores. Algumas vezes, porém, o esforço em fazer movimento é tanto que a aranha acaba pagando com sua própria vida.
O nome desta criatura é Cebrennus rechenbergi, um aracnídeo com estilo de vida essencialmente noturno. Essa aranha passa a maior parte do seu tempo dentro de uma peculiar toca, de formado cilíndrico, misturando sua teia com a areia do deserto.
Os incríveis movimentos desta espécie, inclusive, inspiraram cientistas para criar o robô chamado de "Tabacha", de apenas de 25 centímetros, que, de acordo com seus criadores, poderá ser utilizado para explorar o fundo do mar ou até mesmo superfícies inóspitas como as de Marte.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário